quinta-feira, 31 de março de 2011

Política Educacional - "Tempo é dinheiro. Pra que pensar e refletir?"

Acreditamos que quando falamos de política, de um modo geral, lembramos logo de poder. Mas porque associamos essas duas palavras? A explicação é simples, é que toda política, seja ela educacional ou não, é estabelecida e definida por meio de poder. Isso quer dizer que, o poder além de influenciar a política de um modo geral, também influencia na política educacional.
A palavra poder foi muito discutida e abordada por dois filósofos que até hoje a nossa política educacional as utilizam. Esses filósofos são Platão e Aristóteles. Ambos tiveram uma visão divergentes do que é política educacional e como deve ser discutida.
Platão diz basicamente que só a elite, ou seja, os representantes do Estado, devem formular as leis, os decretos e discutir possíveis acordos com outros países e o restante da sociedade deve aceitar por impulsão e fazer acontecer essas leis. Sendo assim, essa política é antidemocrática, não é flexível e não sofre mudanças e nem aceita críticas e ela é conhecida atualmente como Tecnocracia.
Aristóteles mesmo sendo discípulo de Platão tinha outra visão sobre a política educacional. Para ele, educação tem que ser ampla e igual para todos os homens, tendo a democracia como o poder. Aqui, Aristóteles deixa bem claro que a escola não deve ser agente do Estado mas representante da sociedade. E que a sociedade deve ter total liberdade de escolha quanto a leis, decretos, planos de ensino, currículo escolar além de votarem para cargos como a direção, a coordenação entre outros. O papel do Estado é repassar os recursos financeiros e exigir algumas regras básicas. Mas, a responsabilidade quanto o andamento da escola, o ensinar, a gestão da escola é da sociedade que deve ter o controle e o comprometimento por parte de todos os pais, alunos, professores, coordenadores e direção, todos envolvidos em prol de um só objetivo uma educação pública e de qualidade. Esta política é conhecida como Municipalizante.

Qual Política Educacional influencia na Educação Brasileira?
Basicamente, a tecnocracia tem forte influencia na educação brasileira. Mesmo nossa política de Estado sendo democrática, a política educacional brasileira não é assim, é tecnocrática.

E porque a municipalizante não funciona no Brasil?
Infelizmente, a sociedade brasileira não exige, não impõem seus direitos ao Estado até porque as pessoas não sabem e não aprenderam como exigir, como impor e como pensar e refletir numa maneira de fazer uma revolução na política educacional do nosso país! Até porque a frase do capitalismo é: "Tempo é dinheiro. Pra que pensar e refletir?". Por isso, aí vai um conselho: Pensem e refletam sim, de como essa política educacional pode melhorar no Brasil...

A política educacional municipalizante seria muito benéfica para todos, tantos ouvintes como principalmente na educação dos surdos... Como e porque? (próxima postagem)

segunda-feira, 14 de março de 2011

Apresentação

Somos Alunos da Faculdade de Letras, na UFG e cursamos Letras/Libras.

Alessandra Fidélis
Katiane de Almeida
Rebeca Amancio
Wellington Moreira